Arantina
Localizado às margens do Rio Turvo Pequeno na Bacia do Alto Rio Grande, na Região Sul do Estado de Minas Gerais, e na Serra da Mantiqueira. O município de Arantina possuí uma grande beleza natural, cultural e histórica.
Servido por duas Ferrovias que passa em seu território a FCA (Ferrovia Centro Atlântica) que passa dentro do perímetro urbano e a MRS Logística que corta o município na zona rural, fazendo uma pequena contribuição no setor econômico da região e no setor comercial, religioso e social. A cidade, também conta com bom sistema rodoviário asfaltado, que faz a ligação com as principais cidades do Sul de Minas e Zona da Mata Mineira a BR 267 (Rodovia Vital Brasil) que liga Caxambu à Juiz de Fora, Rodovia MG 494 que liga a BR-267 até BR 265 na região de São João Del Rei e Lavras e a ligação com o estado do Rio de Janeiro pela MG – 457 no município vizinho de Bom Jardim de Minas situado a 9 kms de Arantina, saindo em Santa Rita de Jacutinga e Volta Redonda, RJ.
O município possui localização geográfica privilegiada, há 360 km de Belo Horizonte, 218 km do Rio de Janeiro e 410 km de São Paulo, além de ficar próximos a cidades históricas e estâncias hidro-minerais mineiras como: 128 km de São João del-Rei e 116 km de São Lourenço, cidades pólos da região como: 118 km de Juiz de Fora e 94 km de Volta Redonda (RJ).
Com uma população de 2.956 mil habitantes, Arantina encontra-se em um período histórico de evolução e mudanças de atividades econômicas e culturais. Atualmente, a agropecuária de subsistência vem sofrendo alterações e modernizações nos meios de produção e ao mesmo tempo, sede espaço para outras atividades, onde temos as monoculturas de eucaliptos e pinos.
A economia encontra-se distribuída na agricultura e pecuária de subsistência, industrial como pequena indústria de peças intimas e produção de carvão vegetal e de serviços de terraplanagens, todo setor ferroviário e comércios em geral. O desenvolvimento econômico conta com alternativas diversas para sua sustentação e viabilidade, tendo como principal a pecuária leiteira.
Sendo que no turismo o município encontra uma vocação, com um grande acervo de atrativos naturais e culturais, como sua receptividade, bem como uma recente e importante trajetória que demonstra crescimento econômico, infra-estrutural e uma viabilidade e potencial de desenvolvimento de novos seguimentos dentro da área.